Maternidade e Carreira

Será mesmo que uma coisa atrapalha a outra? 🧐

A estagiária 💜

De longe, passar por uma transição de carreira aos 30+ foi um desafio e tanto, até descobrir que estava grávida.

Confesso que foi algo que pensei muito como seria e tive medo sim, pois, mesmo após migração precisamos continuar estudando e estudando, além de nos provar todo dia ser capazes de fazer aquilo que escolhemos para nossa carreira. Concordam, mulheres pretas? ✊🏾

Sem o meu parceiro de vida, isso não seria possível! Posso dizer que rede de apoio e participação ativa da pessoa companheira é um luxo para poucas mulheres.

Logo quando descobri a gestação não quis abrir para o mundo, porém, o turbilhão de hormônios já estavam a todo vapor em mim. Minha emoções hoje são mais sensíveis do que o normal.

Passei por machismo. Não é raro e acontece!

Normalmente uma mulher já possui a sua capacidade profissional posta a prova. Uma mulher preta 10x mais. Mas e quando a mulher engravida?

É lamentável que algumas pessoas ainda não conseguem entender que sim, é um momento delicado, porém também se trata de um dos momentos onde mais queremos dar o máximo de nós mesmas.

Pode acontecer de o melhor de um dia não ser o do outro e é aquele velho clichê: Tá tudo bem!

Seria tão bom que todas as pessoas tivessem a sensibilidade de entender que dentro de nós está crescendo uma nova vida, uma pessoa e o quanto isso nos demanda.

Por vezes me peguei questionando a minha capacidade, se eu havia feito a melhor escolha para a minha carreira, me senti burra. Duvidei real de tudo que já construí.

O que segurou a minha sanidade, além de companheirismo do meu marido e das minhas amizades sinceras, foram os feedbacks que recebi. Nem sempre é sobre exclusivamente Design. É sobre representatividade, é sobre ser quem vc é, é sobre nem saber que faz a diferença na vida das pessoas. É sobre saber que você está no caminho certo, mesmo que às vezes tentem fazer vc esquecer disso. 💜✊🏾

Foto pessoal

Isso também vale para empresas 🥰:

Foto pessoal

Nasce um backlog e uma UX Designer Expert

Ou não tão expert assim, em pesquisa de bebês e maternidade.

Checklists, listas do que fazer, pesquisas, priorização… Posso dizer que é um resumo do que a gente se torna dentro desse período tão imprevisível e delicioso. Estar tudo pronto para que essa nova vida chegue da melhor forma possível e que você possa estar pronta para receber esse ser (não que a gente vá estar 🤡).

Gente, é muita coisa! Sério! 🥲

Abstraiam o cigarro!
Abstraiam o cigarro 😅

Quando eu paro e olho tudo que já está sendo construído dentro e fora de mim, é extremamente gratificante. Vale dizer que não é uma receita de bolo e todo dia vamos aprender algo novo, uma nova forma de solucionar um problema, bem como no UX Design.

Todo dia é uma pesquisa nova:

  • Qual melhor fralda?
  • Qual a quantidade de fralda?
  • Será que esse tamanho dá?
  • E a amamentação?
  • Bico e madeira, será?
  • Normal ou cesária?

Entretanto, nem todas as leituras e Desk Researchrs possíveis se comparam a uma Pesquisa de Campo. Estar com outras mulheres vivendo esse mesmo momento é tão enriquecedor e fortalecedor do que todos os artigos que você possa ler. Inclusive, recomendo forte!

Foto: Iluminar Partos | Local: Coletivo Luz da Lua

Eu entendi que cada fase da gravidez e cada desafio que nos é mostrado com as semanas se passando, pode ser tranquilamente lida como um Double Diamond! 😅

Entender o desafio, entregar solução. É tão UX 🤓

Contudo, bem como do UX Design e mais uma vez reforço, não há uma receita de bolo, tudo será como melhor couber para você, para a criança, para a família, mas principalmente entre vocês, mãe e bebê. Confesso que antes de estudar e conhecer mais a fundo sobre esse universo que é a maternidade eu tinha muitas crenças diferentes do que possuo hoje. Nada como obter conhecimento sobre o que se está vindo de novo.

Engraçado, no UX Design é a mesma coisa! 😅

Eu seria hipócrita em dizer que estamos num mundo ideal para mães e mulheres, seja qual for a profissão, mas posso arriscar dizer que as coisas tem mudado bastante. Vejo empresas que não nos segregam por estarmos grávidas e que continuam nos tratando da melhor forma possível para que seja um momento único e tranquilo. É raro, mas acontece! O mesmo vale para mães com suas crianças.

Infelizmente também vemos muitas demissões pós licença. Eu ainda não passei pelo puerpério (pode render um novo artigo esse momento 🧐), mas imagino ser uma barra daquelas, principalmente para que não tem rede de apoio e a única coisa que se tinha, era o emprego.

Meu desejo é que possamos mudar isso, um grãozinho todo dia e que num futuro não tão longe, possamos ser livres para as nossas escolhas, enquanto mulheres e profissionais. 💜

Eu fico muito feliz e realizada com a construção dos meus artigos. Se está sendo importante para você, me deixe saber! Quer conversar? Estou disponível no meu LinkedIn ou no meu Instagram. 💜

--

--